cartão universitário

Cartão universitário: Como funciona?

As financeiras e bancos brasileiros oferecem diversos tipos de cartões de crédito. Muitas vezes eles estão atrelados a grupos específicos, como é o caso do cartão universitário. Ele é um dos melhores instrumentos financeiros para estudantes.

São vários os tipos de cartões universitários, pois têm emissão de diversas bandeiras e gerenciadoras diversas. Contudo, em geral eles resguardam características em comum, como a forma de concessão de crédito e as condições de pagamento.

Além disso, é claro, o público ao qual eles se destinam também está dentre os fatores comuns. Dessa maneira, se você é um estudante e procura condições de crédito no mercado, não deixe de conhecer as opções especiais para universitários. 

cartão universitário

Saiba como conseguir os melhores cartões de crédito sem anuidade no portal MEU CARTÃO DE CRÉDITO! Clique e conheça: 

Conheça as principais características dos cartões universitários

Os cartões universitários são opções de crédito que se destinam aos estudantes. Apesar do nome, entretanto, eles muitas vezes se disponibilizam para alunos a partir de 16 anos, que podem estar na graduação ou em cursos técnicos.

Para isso, então, as empresas costumam ter dentre os requisitos de contratação da opção de crédito a apresentação de um comprovante de matrícula. Para isso, é possível expedir os documentos junto à instituição de ensino.

O comprovante deve conter dados sobre a data de início do curso e a previsão de conclusão. Da mesma maneira, caso o estudante tranque o curso ou o faça em tempo maior do que o previsto, é importante informar ao banco.

Isso, pois, as condições do cartão universitário são diversas aos comuns. Esse fator se apresenta, principalmente, em relação às taxas de juros e de anuidade e funcionamento da ferramenta de crédito.

Por isso, as condições especiais se encerram com o fim do curso. Portanto, caso a graduação ou especialização demande mais tempo do que o previsto inicialmente, é possível estender as características diferenciadas por mais tempo, até a devida conclusão.

Além disso, o cartão universitário geralmente dispensa a comprovação de renda. Afinal, muitas vezes o aluno ainda não está inserido no mercado de trabalho. Por outro lado, quando há exigência, a renda mínima costuma ser baixa em relação aos demais serviços gerais bancários.

Quais são as vantagens em escolher um cartão universitário?

É muito comum que cartões com destinação específica contenham, igualmente, condições e vantagens especiais para esses grupos. É claro que no caso da opção universitária isso não seria diferente.

Mas, quais são as vantagens do cartão para universitários? Conheça as principais:

  • Anuidade gratuita (com algumas exceções);
  • Condições de pagamento especiais;
  • Compras parceladas e à vista, pelo crédito e débito;
  • Dispensa da comprovação de renda;
  • Limites menores;
  • Melhores taxas e condições de uso.

Essas são apenas algumas das características do cartão universitário que o tornam uma boa opção. Além disso, é claro, estão as possibilidades de realização de compras de diversas formas, tanto presencialmente quanto pela internet.

Da mesma forma, é impossível deixar de considerar o quanto um cartão de débito e crédito pode auxiliar no dia a dia. A comodidade em não precisar andar com dinheiro em espécie inclui, ainda, diversas condições de pagamentos.

Por isso, o cartão universitário é a melhor opção para estudantes, especialmente para aqueles que não têm condição de comprovar renda e, mesmo assim, têm necessidades financeiras e para atuar comercialmente no dia a dia.

cartão universitário

Como pedir um cartão universitário?

Pois bem. Agora que você já sabe como são os cartões de crédito universitários e quais são as suas vantagens, cabe saber como contratá-los. Novamente, são inúmeras as possibilidades.

Afinal, diversas fintechs e financeiras, bem como instituições bancárias, oferecem esses serviços. Cada uma, então, segue detalhes próprios que variam em relação às condições de contrato, às taxas, à existência de anuidades ou taxas e outras questões.

Com isso, é indispensável saber quais são as opções e requisitos existentes e, também, quais são as suas preferências. Para o primeiro, então, procure conhecer o maior número de alternativas de cartão universitário.

Busque dados sobre as condições, taxas e anuidade. Igualmente, quanto à forma de contratação. Ainda, se existem imposições de renda mínima e comprovação dela, score no Serasa e afins.

Após, liste as suas listas de prioridades. Nelas, considere o que você acha crucial em um serviço de crédito e cartão universitário. Por exemplo, a anuidade gratuita ou um teto de gastos para ela. Também, os limites de saldo e os prazos de análise e emissão do cartão.

A partir disso, compare e cruze as informações de ambas as listas. Dessa forma, torna-se possível saber, de melhor maneira, quais são as opções que contém serviços que você considera indispensáveis.

Ao mesmo tempo, por meio da classificação da lista de prioridades, você pode ver qual cartão de crédito tem, em parte, o que você procura. De outro lado, algumas questões diversas das primeiramente priorizadas. 

Porém, a depender do rol de opções de cartão universitário, você pode considerar onde os bônus são maiores que os ônus. Não se esqueça, ainda, de pesquisar sobre a empresa e sua fama no mercado, e se você se enquadra nas condições de contratação. Após, basta contatar a instituição e requerer o seu cartão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *